domingo, 22 de janeiro de 2017

Direita e esquerda não leva comida para a sua mesa


Direita e esquerda são duas divisões inventadas séculos atrás com o objetivo de dar a ilusão de que existe oposição entre ideias levando as pessoas a acreditarem que determinado sistema político é capaz de salvar a sociedade resolvendo TODOS os seus problemas. Em outras palavras, para a esquerda o "estado" é o salvador da sociedade e para a direita o "mercado e a iniciativa privada" são responsáveis por salvarem a planeta.


É surpreendente como as pessoas perdem tempo lendo livros sobre política, sistemas econômicos, acompanhando políticos, pagando mensalidade de revistas tendenciosas e imparciais, entre outros. É natural se interessar por esses tipos de assunto quanto se tem uma mentalidade acima da média. Quando uma pessoa é inteligente ela é naturalmente consciente das suas atitudes e de seus impactos na sociedade por isso procura se desenvolver cada vez mais intelectualmente não apenas pensando em si, mas nas pessoas ao seu redor. Porém, após um tempo esse comportamento deveria se tornar inaceitável simplesmente porque não existe solução para nada. Os poderosos sempre irão dominar as pessoas mais fracas porque eles possuem o poder e o dinheiro para isso. O estado é facilmente corrompido pelas pessoas que estão dentro sendo que quem financia suas campanhas eleitorais são as grandes empresas que não doam dinheiro sem qualquer interesse. A iniciativa privada em geral faz exigências absurdas e paga baixos salários para seus empregados. Tem muitos pequenos empresários que estão sonegando impostos, não pagando hora extra para funcionários, não deixando ele ter direito sequer para uma hora de almoço, entre outros... que estão ganhando muito bem, mas vivem reclamando do governo, dos encargos trabalhistas enquanto mantém seu ótimo padrão de vida. Tem muito defensor do estado que está se aproveitando indevidamente dele enquanto quem realmente precisa tem o seu direito negado mesmo que garantido pela constituição (O que não significa nada sendo apenas um pedaço de papel escrito por burocratas do estado). Tem muito socialista/comunista que diz gostar de pobres mas que vive no luxo de cidades europeias através da Lei Rouanet. Tem empresário grande que abre ONG com o objetivo de obter isenções fiscais pegando o dinheiro colocado e revertendo para paraísos fiscais.  


Agora antes de acusar uma pessoa de "coxinha" ou "mortadela" procurem analisar a situação por completo. Não se trata de ser socialista ou de direita, mas sim de sobrevivência. A grande verdade é que ninguém é seu amigo e ninguém está interessado nos seus problemas. A tendência são as coisas piorarem cada vez mais no decorrer dos anos porque a diferença está se tornando cada vez maior. Uma pequena elite global possui quase todo o dinheiro disponível no planeta e não é educação que vai resolver o problema porque se depender dessas pessoas os robôs com sua inteligência artificial vão substituir o ser humano nas atividades que podem ser automatizadas. Não se trata de querer, mas de se adaptar a uma realidade que é dura, porém verdadeira. Pare de querer mudar o mundo, pare de querer achar que algo ou alguma pessoa vai resolver os problemas, pare de querer controlar as coisas... Aceite as coisas como elas são. 


Seu objetivo deve ser estudar, investir seu patrimônio, valorizar seus familiares e amigos, estar perto da pessoa que ama, etc... Claro que a vida de pessoa é diferente junto com seus valores. Mas procure não se preocupar com o que não pode controlar, afinal a direita e a esquerda não leva comida para a sua casa. Preocupação é algo que não vale a pena, porém se for para ter que seja com algo que realmente importa... E não com teorias estúpidas e futuros utópicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário